O texto abaixo foi produzido pela aluna Dayana Alves, do 2° Ano B (2014). Nele, a autora apresenta informações acerca de algumas revoltas que ocorreram no Brasil durante o início do período republicano, entre o fim do século XIX e o início do século XX. A aluna autorizou a publicação do texto neste espaço.
GUERRA DE CANUDOS
A Guerra de Canudos ocorreu no interior da Bahia e durou de
1896 a 1897, período entre a queda da Monarquia e a instalação do regime
republicano no Brasil. O então Presidente da República era Prudente de Morais.
A população do nordeste brasileiro vivia em uma situação
precária, a região era caracterizada por latifúndios improdutivos que
pertenciam aos coronéis. O clima seco castigava a região, danificando o plantio
de alimentos, secando os diques (açudes) e matando os animais que não resistiam
à falta de água. Os sertanejos também tentavam sobreviver, mas a cada ano muitos
morriam de fome e sede, a maneira tão desumana de viver estimulava o surgimento
de agitações sociais.
Dessa forma, os sertanejos tinham alternativas, como a
emigração, o banditismo que transformava os camponeses em “malfeitores”,
fortemente armados, apavorando as populações locais e invadindo as propriedades
dos coronéis, e o misticismo religioso, com a promessa da salvação eterna.
Com essa situação, muitos sertanejos se uniram em torno de Antônio Conselheiro, o qual se
auto-intitulava um emissário de Deus vindo para abolir as desigualdades sociais e as perversidades da República. Ele fazia pregações e
dava assistência à população pobre do nordeste. As pessoas acreditavam que ele
era um mestre divino, que praticava até milagres.
Assim, Antônio Conselheiro fundou o vilarejo de Canudos e os sertanejos e suas famílias
passaram a migrar para lá. Entre outros tantos devotos, ele propagava a
salvação da alma e o povo tinha fé que seu Messias os ajudaria a sair daquela
situação precária, desse modo a Igreja começou a perder seus fiéis para Antônio
Conselheiro. No ano de 1896, o arraial contava com mais ou menos 20 mil
sertanejos que repartiam tudo entre si, negociando o excesso com as cidades vizinhas,
adquirindo assim os bens e produtos que não eram gerados no vilarejo.
A pintura representa a Comunidade de Canudos, antes
dos conflitos.
Os habitantes de Canudos precisavam se prevenir e decidiram
então organizar milícias armadas, pois era esperada uma reação contrária da
parte dos coronéis e da Igreja Católica. Enquanto a Igreja perdia seus fiéis,
os coronéis sentiam-se prejudicados com o constante deslocamento de mão-de-obra
para Canudos. A população abandonou a sociedade republicana convencional e
partiu na direção da nova sociedade que surgia, mesmo sem nenhuma garantia. Os
padres e coronéis pressionaram o governador da Bahia a tomar providências
urgentes, eles queriam que o governo desse um fim a Canudos. Os jornalistas e
intelectuais também eram contra os moradores do arraial, pois entendiam que os
mesmos eram monarquistas e pretendiam derrubar o governo republicano, instalado
em 1889, o que era totalmente fora de propósito.
Foram instituídas três expedições militares e, para a surpresa das
tropas republicanas, foram todas vencidas pelos seguidores de Antônio
Conselheiro. Por causa da tamanha dificuldade, o Governo Federal assumiu o
comando. A quarta expedição foi organizada pelo então ministro da Guerra, Carlos Bittencourt,
o qual recrutou cerca de 10 mil homens que, comandados pelo general Artur Costa,
apoderaram-se de Canudos, incendiaram
o arraial e mataram grande parte da população, um verdadeiro massacre no qual
muita gente inocente morreu, principalmente idosos e crianças, que só buscavam
uma melhor qualidade de vida.
A imagem mostra a população de Canudos presa durante os
últimos dias de guerra.
A Comunidade de Canudos foi
arrasada no dia 05 de outubro de 1897, entrando para a história como o cenário de
um dos mais intensos massacres já presenciados na história do Brasil. Antônio
Conselheiro, com a saúde fragilizada, morreu dias antes do último combate.
Foto tirada por Flávio de Barros em 1897 mostra Antônio Conselheiro morto.
Mesmo com a vitória sobre Canudos, os fracassos sucessivos fizeram
com que a posição política do exército ficasse abalada.
REVOLTA DA VACINA
No início do século XX, o Brasil tinha como capital a
cidade do Rio de Janeiro, que crescia desordenadamente. Como não havia
planejamento, era muito comum a existência de cortiços, casebres e favelas,
onde rede de esgoto, coleta de lixo, saneamento básico eram extremamente
precários, quando não eram inexistentes. Devido a esses fatores, muitas doenças
atingiam a população, entre elas a febre amarela, peste bubônica, tifo,
tuberculose, a varíola, entre outras, que provocavam uma imagem negativa da
cidade no exterior. Os
navios estrangeiros anunciavam que não parariam no porto carioca e os
imigrantes recém-chegados da Europa morriam às dezenas de doenças infecciosas.
Vendo a situação piorar cada dia mais, Rodrigues Alves disse pouco antes
de tomar posse do cargo de Presidente da República: "Meu programa de
governo vai ser muito simples. Vou limitar-me quase exclusivamente ao
saneamento e melhoramento do porto do Rio de Janeiro". Assim,
instituiu como meta governamental o saneamento e a reurbanização da capital da
República. Para assumir a frente das reformas nomeou Francisco Pereira Passos
para o governo municipal. Este, por sua vez, chamou os engenheiros Francisco
Bicalho para a reforma do porto e Paulo de Frontin para as reformas no Centro.
Rodrigues Alves nomeou ainda o médico Oswaldo Cruz como diretor geral do
Departamento Federal de Saúde Pública (DGSP) do governo federal, cargo
equivalente ao de ministro da Saúde atualmente. Este ficou responsável pelo
saneamento da cidade.
A reforma incluía a derrubada das favelas, casarões e
cortiços, trazendo como consequência o despejo dos moradores que acabaram indo
para a periferia da capital, formando e desenvolvendo as favelas nos morros
cariocas e o crescimento demográfico nas regiões periféricas. O movimento ficou
popularmente conhecido como o "bota-abaixo". O governo pretendia ter
espaço para grandes e modernas avenidas com prédios de vários andares, além do
alargamento de ruas.
Ao mesmo tempo que ocorria o processo de modernização da
cidade, iniciava-se o programa de saneamento do biólogo e sanitarista Oswaldo
Cruz. Ele encaminhou ao Congresso
Nacional, no dia 31 de outubro de 1904, uma proposta de lei sobre a
obrigatoriedade da vacinação, a chamada Lei da Vacina Obrigatória que
permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, entrassem nas
casas para aplicar a vacina à força.
Para combater a peste, ele criou brigadas sanitárias que
cruzavam a cidade espalhando raticidas, mandando remover o lixo e até comprando
ratos de quem se dispusesse a caçá-los. Em seguida, o alvo foram os mosquitos
transmissores da febre amarela, o sanitarista recrutou mais de 1500 pessoas. Com
a criação das Brigadas Mata-Mosquitos,
que eram formadas por grupos de funcionários do serviço sanitário que, com a
ajuda de policiais, invadiam casas e vacinavam as pessoas à força, além de
exterminarem os mosquitos. Essas medidas causaram revolta na população e, para
combater a varíola, foi instituída a vacinação obrigatória. A população, humilhada pelo poder
público autoritário e violento, não acreditava na eficácia da vacina e a falta
de informação tornou a situação um caos. As pessoas naquela época eram mais
recatadas e, com a falta de explicação sobre o assunto, elas rejeitavam a
exposição das partes do corpo a agentes sanitários do governo, para a aplicação
da vacina, considerando isto uma falta de respeito.
A charge capa da revista "O Malho", de 1904,
ilustra a revolta da população contra Oswaldo Cruz, o personagem de bigode ao
centro, montado em uma seringa.
A vacinação obrigatória foi o a gota d'água para que o povo,
que já estava profundamente insatisfeito com o “bota-abaixo”, se revoltasse. A
recém reconstruída cidade do Rio de Janeiro virou uma praça de guerra, onde carroças,
bondes, trens e postes de iluminação foram destruídos, lojas saqueadas,
policiais atacados, etc.
Bonde virado na Praça da República. Acervo
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz.
"Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito,
comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados
às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores
derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação
obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz" (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).
Mais tarde, os
cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha também se voltaram contra a lei da vacina. A revolta popular fez com que o governo suspendesse a
lei, não sendo mais obrigatória. Durante quase uma
semana, de 10 a 16 de novembro de 1904,
a população enfrentou as forças da polícia e do exército até ser
reprimida com violência. O movimento deixou dezenas de mortos e feridos.
Centenas de participantes do motim foram deportados para o Acre. Após reassumir
o controle da situação, o processo de vacinação foi reiniciado.
Mesmo sofrendo
resistência da população, o modelo empregado obteve resultados importantes no
controle das doenças epidêmicas, melhorando a situação sanitária e de
higiene na cidade do Rio de Janeiro e conseguindo, inclusive, erradicar a febre
amarela e a varíola.
REVOLTA DA CHIBATA
A
Revolta da Chibata foi um importante movimento social que começou no dia 22 de
novembro de 1910, na cidade do Rio de Janeiro.
No início do século XX, a Marinha Brasileira era composta
por muitos mulatos e negros, escravos libertos ou filhos de ex-escravos, e as regras eram muito rígidas. Os marinheiros
eram submetidos a uma árdua rotina de trabalho com uma remuneração baixíssima e
as condições de alojamento e alimentação eram péssimas.
Além disso, os membros de baixa patente recebiam severos castigos físicos toda
vez que não cumpriam uma ordem estabelecida. O rebaixamento de
salário, o cativeiro em prisão solitária por um período de três a seis dias, a
pão e água, para faltas leves ou reincidentes, e as 25 chibatadas para faltas
graves eram penas recebidas pelos marinheiros. Apesar de a prática ser proibida desde
o fim do Império.
Esse contexto
revoltava centenas de marujos que durante os anos de 1908 e 1909 passaram a se
organizar, buscando, sem sucesso, negociar melhorias trabalhistas com o
governo. No dia 21 de novembro, o marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes,
acusado de embarcar com uma garrafa de cachaça e, em seguida, ter ferido com uma navalha o
cabo que o delatou, foi violentamente punido não com 25, mas com 250
chibatadas, na presença de todos os tripulantes.
O castigo exagerado
do marujo levou ao início da revolta, no dia 22 de novembro, com a participação
de cerca de 2.300 marinheiros, sob o comando do marujo negro e analfabeto João
Cândido Felisberto. Os marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo
organizaram um protesto. Eles tomaram o controle das embarcações e do cruzador-ligeiro
Bahia e do antigo encouraçado Deodoro.
Marinheiros revoltosos a bordo do couraçado São Paulo.
Couraçado Minas
Gerais.
Marinheiros no
comando do encouraçado Bahia.
Enviaram uma carta ao
presidente exigindo que os castigos fossem abolidos, com destaque para a
extinção das chibatadas, que os salários fossem incrementados e uma folga semanal concedida
a todos os marinheiros. Se não tivessem seu pedido imediatamente atendido,
ameaçavam bombardear a capital.
Mediante a gravidade
da situação, o governo cedeu às pressões dos
marujos. Em poucos instantes, em 27 de novembro de 1910, o Congresso votou
uma lei em que o castigo físico era abolido e todos os envolvidos na revolta
não sofreriam qualquer tipo de punição. Porém, o presidente da República Marechal Hermes da Fonseca descumpriu
suas próprias determinações, quando assinou o
decreto n. 8.400 que permitia a exclusão da Marinha de qualquer marujo cuja
presença fosse julgada inconveniente por seus superiores. Cerca de 1.200
homens foram expulsos da Marinha, centenas foram presos e outros 30 foram
assassinados. As prisões do Batalhão Naval, localizado na Ilha das Cobras, na
baía de Guanabara, estavam lotadas e, em 9 de dezembro, uma nova rebelião foi
iniciada. O governo reprimiu severamente a insurreição e usou a situação para
suspender a anistia oficialmente anunciada semanas antes. João Cândido então foi
preso, acusado de liderar a recente rebelião.
João Cândido preso na Ilha das Cobras.
Na noite de 24 de
dezembro, 31 marinheiros foram trancados em duas pequenas celas repletas de cal.
No dia 26, quando os funcionários do cárcere voltaram ao trabalho, apenas dois
marujos sobreviviam: João Cândido e João Avelino Lira. Bastante traumatizado
e tendo alucinações, João Cândido foi levado ao Hospital Nacional dos
Alienados, onde permaneceu internado por três meses. Depois de recuperado, foi
levado de volta à prisão na Ilha das Cobras, cumprindo pena até 30 de dezembro
de 1912. Ele foi julgado e considerado inocente.
Impedido de retornar
à Marinha, João Cândido trabalhou em embarcações particulares, sendo
constantemente demitido por pressão da Marinha sobre seus patrões. Passou a
ganhar a vida como pescador e comerciante de peixes. Morreu em 1969, aos 89
anos, vítima de um câncer de pulmão. Historicamente, ficou conhecido como o
Almirante Negro, aquele que aboliu o uso da chibata na Marinha brasileira.
Em 1977, Aldir Blanc
e João Bosco homenagearam o líder da Revolta da Chibata compondo o samba
"Mestre-sala dos Mares", interpretado por Elis Regina. Em 2008, o presidente
Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei federal de número 11.756, concedendo a
anistia póstuma a João Cândido e a outros marinheiros que participaram da
revolta. No entanto, a indenização aos descendentes dos marujos foi vetada pelo
presidente da República.
(Crédito das Imagens:
Revista "A Illustração Brazileira")
GUERRA DO CONTESTADO
A Guerra do Contestado ocorreu entre
1912 e 1916, em uma região povoada por sertanejos, entre as fronteiras do
Paraná e Santa Catarina. Esta região recebeu o nome de Contestado devido ao
fato de que os agricultores contestaram a doação de terras que o governo brasileiro fez a empresas multinacionais.
Ao longo do tempo, a região do Contestado foi alvo de muitos
episódios de disputas política e econômica, em razão da presença de uma rica floresta com pinheiros e
imbuias e uma grande região dedicada à plantação de erva-mate. As pessoas que viviam nessa região eram
muito pobres, oprimidas, que não possuíam terras e também sofriam com a
escassez de alimentos. Eles subsistiam sob a opressão dos grandes fazendeiros. A construção de uma estrada de ferro interligando os estados de São Paulo e Rio
Grande do Sul agravou o problema social. A estrada estava sendo construída pela
empresa norte-americana Brazil Railway Company, com o apoio dos coronéis. Para
que a obra fosse realizada a empresa comprou uma extensa área para construção desta
estrada, onde diversas famílias já estavam instaladas. Assim, milhares de
famílias de camponeses perderam suas terras. E a
companhia atraiu a mão-de-obra de mais de 8 mil operários que participaram da
gigantesca obra.
Depois de realizar a construção, a Brazil Railway adquiriu
uma outra área com mais de 180 mil hectares onde realizaria exploração
madeireira, que também resultou na expulsão forçada de outros tantos pequenos agricultores que também estavam
fixados naquela região.
Muitos trabalhadores que atuaram na construção tinham sido trazidos de diversas
partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram
na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do
governo.
Desse modo, os
sertanejos encontravam nas lideranças religiosas o apoio que precisavam. Diante
da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria.
Este, uniu-se aos sertanejos revoltados e pregava a criação de um mundo novo,
regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade,
justiça e terras para trabalhar. José Maria conseguiu reunir milhares de
seguidores, principalmente camponeses sem terras e houve a fundação da comunidade de Quadrado Santo, onde eles
viviam da agricultura subsistente e do furto de gado. José Maria era
visto pelos seus seguidores como uma alma boa que surgira para restabelecer a
saúde dos adoentados e desprovidos. O costume do monge de anotar as qualidades
curativas das plantas que achava nas redondezas o ajudou a construir no lote
de um dos administradores uma botica, para melhorar a assistência de quem o
procurasse.
Os governos estadual e federal não viram o trabalho de José Maria como algo positivo, e ele passou a representar um risco para a ordem e segurança da região. Assim, passaram a enviar expedições militares contra a
população de Quadrado Santo. Ao saberem da ação do governo, os sertanejos
fugiram para a cidade de Faxinal do Irani, no Paraná.
Após essa fuga, ainda no ano de 1912, uma nova expedição militar foi mandada para entrar em confronto com os seguidores do beato. Durante os conflitos, as tropas federais foram derrotadas, entretanto, José Maria acabou morrendo. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu líder começaram a reorganizar a comunidade de Quadrado Santo. No final do ano seguinte, uma nova luta foi travada com os militares e, mais uma vez, a comunidade do Contestado venceu as autoridades republicanas.
Após essa fuga, ainda no ano de 1912, uma nova expedição militar foi mandada para entrar em confronto com os seguidores do beato. Durante os conflitos, as tropas federais foram derrotadas, entretanto, José Maria acabou morrendo. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu líder começaram a reorganizar a comunidade de Quadrado Santo. No final do ano seguinte, uma nova luta foi travada com os militares e, mais uma vez, a comunidade do Contestado venceu as autoridades republicanas.
População
da comunidade de Quadrado Santo durante uma missa.
Em
1914, o governo mais uma vez foi neutralizado com a fuga em massa dos moradores
do Contestado. No ano seguinte, outros confrontos seriam marcados com
sucessivas derrotas do Exército. O já prolongado conflito só veio a ter um fim
quando as tropas do governo foram mantidas por mais de um ano em confrontos
regulares contra a comunidade revoltosa. Para tanto, utilizaram soldados
equipados com fuzis, metralhadoras, canhões e aviões.
Na Guerra do Contestado houve a inauguração do uso do avião em combates
no Brasil. FOTO: CELSO JÚNIOR/REPRODUÇÃO.
No fim da luta, em 1916, milhares de
sertanejos foram brutalmente executados e houve a capitulação dos revoltosos,
que resistiram bravamente antes de se dar por vencidos.
Exército controlando
os revoltosos capturados no final da guerra.
MOVIMENTO OPERÁRIO (Greve Geral de 1917, anarquismo e comunismo no Brasil do início do século XX)
Em
1900, no Brasil havia em torno de 55 mil operários. As primeiras indústrias
surgiram no final do século XIX e a classe operária era composta em sua maioria
por imigrantes europeus fortemente influenciados pelos princípios anarquistas e
comunistas. Assim, eles convocavam os trabalhadores das fábricas a se unirem em
associações que, futuramente, seriam determinantes no surgimento dos primeiros
sindicatos. Em 1901 teve início um longo
período de ascensão da classe operária, traduzida em um grande crescimento das
greves que vai durar até 1908.
O
movimento operário brasileiro se fortaleceu entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras sofreram
as consequências das greves. Uma das mais importantes foi a Greve Geral de 1917
em São Paulo, que representou toda a
insatisfação acumulada dos trabalhadores nas primeiras décadas da república
brasileira, guiados inicialmente pela ideologia anarquista, mostraram-se
capazes de se organizarem em prol das suas vontades.
Greve Geral de 1917.
Em decorrência da Primeira Guerra Mundial, o país exportou grande parte dos
alimentos produzidos. A partir de 1915, a ocorrência dessas exportações afetou o
abastecimento interno de alimentos, causando preços elevados da pequena
quantidade de produtos que havia no mercado. Embora o salário subisse, o custo
de vida aumentava desproporcionalmente, deixando os trabalhadores em más
condições para sustentar suas famílias e fazendo com que as crianças
precisassem trabalhar para complementar as rendas de casa. Assim, a greve se
espalhou em todo o país enquanto o governo aplicava medidas que envolviam prisões,
torturas e expulsão dos estrangeiros do Brasil.
Em meio a uma
manifestação no dia 9 de julho, as medidas aplicadas pela polícia acabaram causando a morte de José
Martinez, um anarquista espanhol.
A indignação provocada por sua morte fez com que o velório do jovem fosse acompanhado por
uma multidão e ampliasse o movimento dos trabalhadores.
Funeral de José Martinez no cemitério do Araçá.
Cerca de 70 mil
trabalhadores entraram em greve, exigindo, de um modo geral, melhores condições
de trabalho e aumentos salariais. A greve
durou uma semana e foi duramente reprimida pelo governo paulista. Finalmente
chegou-se a um acordo que garantiu 20% de aumento para os trabalhadores.
Foi organizado o Comitê
de Defesa Proletária para
defender a greve, tendo Edgard Leuenroth como um de seus principais líderes. O
Comitê, juntamente com ligas e corporações operárias, apresentou no dia 11 de
julho suas reivindicações: liberdade aos presos em decorrência da greve;
direito de associações para os trabalhadores; que os trabalhadores não fossem
demitidos por envolvimento com a greve; abolição do trabalho para menores de 14
anos; fim do trabalho noturno para os menores de 18 anos; abolição do trabalho
noturno feminino; aumento entre 25% e 35% nos salários; pagamento dos salários
a cada 15 dias; garantia de trabalho permanente; jornada de oito horas e semana inglesa, aumento de 50% em todo
trabalho extraordinário.
(A expressão semana
inglesa se refere à jornada de trabalho de oito horas diárias de segunda
a sexta-feira mais quatro horas pela manhã do dia de sábado, havendo, portanto,
descanso no período da tarde de sábado e de todo o dia de domingo, totalizando 44 horas
semanais de trabalho.)
Desesperados, os
patrões concederam o aumento imediato aos seus funcionários e se comprometeram
a pensar nas demais exigências. Os patrões passaram a ter que levar em
consideração a decisão dos empregados, o que consagrou a grande vitória do movimento
grevista. Mesmo assim, alguns movimentos permaneceram espalhados pelo Brasil
até 1919.
Até a Greve de 1917, a
ideologia anarquista dominava o pensamento dos trabalhadores no Brasil. O movimento foi importante também porque a partir dele ganhou força a ideologia socialista, havendo também o amadurecimento do movimento sindical. Logo após a greve,
em 1921, foi criado o Centro Comunista do Rio de Janeiro que deu as bases para a fundação do Partido
Comunista do Brasil (PCB)
em 1922.
Ao contrário dos
anarquistas, que viam o Estado como um mal em si, os comunistas o viam como um
espaço a ser ocupado e transformado. Essas concepções os levaram a buscar
aliados e a participar da vida parlamentar do país. Uma liderança que os
comunistas tentaram atrair em 1927 foi Luís Carlos Prestes, que naquele ano se exilou na Bolívia.
Através do Bloco Operário Camponês (BOC), sua face legal, o PCB elegeu dois
vereadores para a Câmara Municipal carioca em 1928: o operário Minervino de Oliveira e
o intelectual Otávio Brandão.
TENENTISMO
O
tenentismo foi um movimento social que se fortaleceu entre militares de
média e baixa patente do Exército Brasileiro, durante os últimos anos da
República Velha nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Este movimento contestava a ação política e social dos
governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora fossem
conservadores e autoritários, os tenentes defendiam reformas políticas e
sociais, mostravam-se favoráveis às tendências
políticas republicanas liberais. Queriam a moralidade política no país e
combatiam a corrupção.
O movimento tenentista defendia o fim do voto de cabresto, um sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis; a reforma no sistema educacional público do país e a mudança no sistema de voto aberto para secreto. Os tenentistas chegaram a promover revoltas como, a revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Nesta revolta, ocorrida em 5 de julho de 1922, aproveitando a separação de algumas oligarquias estaduais, os tenentes apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha em oposição ao mineiro Arthur Bernardes, politicamente comprometido com os grandes cafeicultores. Nesse momento, a falta de unidade política dos militares acabou enfraquecendo essa primeira manifestação conhecida como “Reação Republicana”.
O movimento tenentista defendia o fim do voto de cabresto, um sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis; a reforma no sistema educacional público do país e a mudança no sistema de voto aberto para secreto. Os tenentistas chegaram a promover revoltas como, a revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Nesta revolta, ocorrida em 5 de julho de 1922, aproveitando a separação de algumas oligarquias estaduais, os tenentes apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha em oposição ao mineiro Arthur Bernardes, politicamente comprometido com os grandes cafeicultores. Nesse momento, a falta de unidade política dos militares acabou enfraquecendo essa primeira manifestação conhecida como “Reação Republicana”.
Durante essas eleições, a tensão entre os militares e o governo aumentou quando diversas críticas contras os militares, falsamente atribuídas a Arthur Bernardes, foram parar nos jornais da época. Com a vitória eleitoral das oligarquias, a primeira manifestação tenentista veio à tona com uma série de levantes militares. Nos dois anos seguintes, duas novas revoltas militares, uma no Rio Grande do Sul (1923) e outra em São Paulo (1924), mostraram que a presença dos tenentistas no cenário político continuava.
Revolta paulista em 1924.
Após terem suas pretensões reprimidas pelas forças fiéis ao
governo, esses dois grupos se juntaram para a formação de uma guerrilha
conhecida como Coluna Prestes. Entre 1925 e 1927, esse grupo composto por civis
e militares armados entrecortou mais de 24 mil quilômetros sob a liderança de
Luís Carlos Prestes.
O movimento
tenentista perdeu força após a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Ele conseguiu dividir o
movimento, sendo que importantes nomes do tenentismo passaram a atuar como
interventores federais. Outros continuaram no movimento, fazendo parte,
principalmente, da Coluna Prestes.
A falta de apelo entre os setores mais populares e as intensas perseguições e cercos promovidos pelo governo acabaram enfraquecendo esse movimento. Luís Carlos Prestes, percebendo a ausência de um conteúdo ideológico mais consistente à causa militar, resolveu aproximar-se das concepções políticas do Partido Comunista do Brasil. Em 1931, o líder da Coluna mudou-se para a União Soviética, voltando para o país somente quatro anos mais tarde.
A falta de apelo entre os setores mais populares e as intensas perseguições e cercos promovidos pelo governo acabaram enfraquecendo esse movimento. Luís Carlos Prestes, percebendo a ausência de um conteúdo ideológico mais consistente à causa militar, resolveu aproximar-se das concepções políticas do Partido Comunista do Brasil. Em 1931, o líder da Coluna mudou-se para a União Soviética, voltando para o país somente quatro anos mais tarde.