Sobre o "Blog do Super Rodrigão"

*** O "Blog do Super Rodrigão" foi criado e editado por Rodrigo Francisco Dias quando de sua passagem como professor de História da Escola Estadual Messias Pedreiro (Uberlândia-MG). O Blog esteve ativo entre os anos de 2013 e 2018, mas as suas atividades foram encerradas no dia 27/08/2018, após o professor Rodrigo deixar a E. E. Messias Pedreiro. ***

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Calendário Revolucionário Francês

No âmbito da Revolução Francesa, mais precisamente durante o período da chamada Convenção, adotou-se um novo calendário que se iniciava em 22 de setembro. Este calendário, chamado de Republicano, era dividido em 12 meses com 30 dias cada; sendo que os outros 5 dias restantes que faltavam para se completar os 365 dias de um ano completo eram dias de feriados públicos, também conhecidos como "dias dos sans-culottes". Neste calendário revolucionário, oficialmente introduzido em 1793, os nomes dos meses eram relacionados aos ciclos agrícolas e da natureza, veja abaixo:

Vindimário (do latim vindemia = vindima, colheita da uva), de 22/09 a 21/10

Brumário (do francês brumas = nevoeiro), de 22/10 a 20/11

Frimário (do francês frimas = geada), de 21/11 a 20/12

Nivoso (do latim nivosus = neve), de 21/12 a 19/01

Pluvioso (do latim pluviosus = chuvoso), de 20/01 a 18/02

Ventoso (do latim ventosus = vento), de 19/02 a 20/03

Germinal ( do latim germem = germinação), de 21/03 a 19/04

Floreal (do latim florens = flores), de 20/04 a 19/05

Prairial (do francês prairie = prado), de 20/05 a 18/06

Messidor (do latim messis = colheita), de 19/06 a 18/07

Termidor (do grego therme = calor), de 19/07 a 17/08

Frutidor (do latim fructus = fruto), de 18/08 a 16/09

Dias dos sans-culottes, de 17/09 a 21/09


OBSERVAÇÃO SOBRE O SIGNIFICADO DO TERMO "SANS-CULOTTES":

"O termo sans-culottes, referido às pessoas que usavam calças compridas em vez dos calções até ao joelho da gente rica, foi originariamente aplicado num sentido puramente social aos pequenos comerciantes, assalariados e vagabundos, quer da cidade, quer do campo. Durante a Revolução, o termo passou a ser mais geralmente aplicado aos indivíduos politicamente ativos dessas classes, e o seu âmbito alargou-se com a inclusão dos agitadores mais radicais daquele período, independentemente do respectivo estrato social. Ativos tanto na Comuna de Paris (a designação que foi dada ao novo governo local da cidade) como nas sessões, os sans-culottes iriam constituir a base de poder em que os políticos populares haviam de firmar as suas exigências de uma política radical."
(McCRORY, Martin; MOULDER, Robert. Revolução Francesa para principiantes. Lisboa: Dom Quixote, 1983, p. 67.)